DICAS

Governo autoriza novo saque do FGTS

DICAS

Governo autoriza novo saque do FGTS.

Medida Provisória autoriza novo saque do FGTS até R$1.045,00.
A Medida Provisória 946/20 autoriza os trabalhadores com contas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a sacarem até R$ 1.045,00 (1 salário mínimo), entre 15 de junho e 31 de dezembro de 2020.

Tal razão para os saques é a atual pandemia de Covid-19. Segundo a Lei do FGTS fica autorizado a retirada dos recursos por "necessidade pessoal, cuja urgência e gravidade decorra de desastre natural".

QUEM PODE SACAR?

O direito de saque autorizado na medida provisória é para todos os trabalhadores com contas ativas ou inativas do FGTS a incluir os empregados domésticos. No que diz respeito ao saque em contas inativas, a previsão da MP é de que haja a liberação primeiramente para quem perdeu o emprego recentemente. Em seguida haverá a liberação para as demais pessoas que além de contas ativas também tenham saldo em contas relativas a contratos já encerrados.

A princípio o cronograma dos saques será definido pela Caixa Econômica Federal. Esses serão feitos de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. E quem tiver conta poupança na Caixa terá o crédito automático nas datas previstas ou poderá sacar o dinheiro nos terminais de autoatendimento e rede de lotéricas. Enquanto quem tem contas em outros bancos deverá seguir outro calendário.

Para acompanhar seus depósitos e extrato do FGTS acesse o site da Caixa aqui. Será necessário cadastrar uma senha para ter acesso ao portal. Outra opção será baixar o app no celular. Na loja de aplicativos, procure por FGTS, clique em " instalar", abra o aplicativo e selecione a opção "cadastre-se". Lembrando que cabe aos empregadores orientar seus funcionários.

Precisa de ajuda para gerenciar seus funcionários? Emitir recibos, guia de impostos, férias, 13º, lincenças, fazer acordo, suspensão do contrato de trabalho, redução de jornada e toda parte burocrática e contábil? Conheça a Assessoria Trabalhista da Zelar e receba mensalmente tudo por e-mail.



Dúvidas? Conte com a Zelar.